Estão abertas 55 bolsas de doutorado na Itália. Saiba como se candidatar!
Estudar fora está nos planos de muitas pessoas, porém a pandemia e o real desvalorizado estão dificultando o caminho. Entretanto, uma escola superior de ensino está com 55 bolsas de doutorado na Itália e já está aceitando inscrições. A Scuola Superiore Sant’Anna, na cidade de Pisa na Itália, está com oferta de bolsas de doutorado para vários programas.
Doutorado na Itália
São 55 bolsas de doutorado na Itália para programas na Scuola Superiore Sant’Anna, na cidade de Pisa. Os programas de doutorado serão ministrados em inglês e as bolsas estão divididas em várias áreas de estudo. Os valores e os benefícios das bolsas de estudo na Itália variam de acordo com a área contemplada.
Veja também: Feira Global para estudar no exterior, evento gratuito conecta universidades e alunos.
Programas com bolsas de doutorado na Itália na Scuola Superiore Sant’Anna:
- Agrobiociências (5 bolsas);
- Agrobiodiversidade (4 bolsas);
- Biorrobótica (12 bolsas);
- Ciências, Tecnologias e Gestão em Saúde (5 bolsas);
- Direitos Humanos e Política Global (5 bolsas);
- Direito (5 bolsas);
- Ciência de Dados;
- Economia (4 bolsas);
- Inovação, Sustentabilidade e Saúde em Gestão (4 bolsas);
- Tecnologias Digitais Emergentes (6 bolsas);
- Medicina Translacional (5 bolsas).
As inscrições para os programas já estão abertas e encerram no dia 25 de junho de 2021.
Estudar fora: 7 dicas fundamentais para se dar bem no exterior.
Valor das bolsas de estudo na Itália
Os valores das bolsas de estudo na Itália ficam entre os € 14 mil euros e € 16 mil euros por ano. Para alguns programas, a Scuola Superiore Sant’Anna oferece alimentação gratuita no restaurante da instituição e valores adicionais para despesas dos estudantes como pesquisas e participações em congressos. As bolsas são renovadas todos os anos, porém dependem do desempenho do estudante.
Veja mais: países mais baratos para estudar inglês no exterior.
Como se inscrever para as bolsas na Itália
No edital geral das bolsas de doutorado na Scuola Superiore Sant’Anna, está escrito que os candidatos interessados em participar do processo de seleção devem já concluído o mestrado ou estar em vias de concluir (até o dia 31 de outubro). O início das aulas dos programas de doutorado está previsto para 1 de outubro de 2021, porém o calendário prevê que, para os estudantes que estão concluindo o mestrado as aulas podem iniciar em 1 de novembro de 2021.
Confira abaixo os documentos exigidos para a inscrição. Importante lembrar que todos os documentos devem estar em italiano ou inglês:
- Currículo atualizado;
- Diploma de conclusão do Mestrado;
- Passaporte;
- Histórico escolar do percurso acadêmico;
- Projeto de pesquisa.
Saiba mais: 9 dicas para você fazer seu primeiro mochilão.
Outros documentos
A Scuola Superiore Sant’Anna, em alguns casos, pode solicitar que os estudantes interessados enviem também uma versão digital da dissertação de mestrado. Vale ressaltar que cada programa de doutorado na Itália tem datas e solicitações de documentos específicas e que diferem entre si. Isso também vale para o o formato e o tamanho dos projetos de pesquisa.
No programa de Direito, por exemplo, as inscrições ficam abertas até 25 de junho de 2021. Porém, outros programas iniciam suas inscrições no fim do mês de maio ou começo de junho. No caso do programa de doutorado em Economia, as inscrições estão abertas somente até o dia 2 de abril de 2021.