O trem movido a hidrogênio é resultado de um consórcio de empresas e será lançado em novembro. Saiba mais!
O primeiro trem movido a hidrogênio da Escócia começará a circular ainda em 2021. O veículo é resultado de um consórcio de empresas de engenharia e tecnologia que se uniram para adaptar e construir o trem. Sendo assim, o primeiro trem movido a hidrogênio da Escócia deverá estar pronto já para a conferência climática COP26 que acontece na cidade de Glasgow em novembro.
Trem movido a hidrogênio
As equipes que estão trabalhando no projeto estão convertendo um antigo trem de passageiros. O ScotRail Classe 314 será transformado em um trem a hidrogênio totalmente certificado e pronto para rodar. O consórcio foi montado pela Scottish Enterprise, Transport Scotland e o Hydrogen Accelerator da Universidade de St Andrew em um esforço para impulsionar a cadeia de suprimentos ferroviária escocesa e avançar a tecnologia verde no setor no país.
Veja mais: conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.
A Arcola Energy, líder do projeto, desenvolverá o trem de hidrogênio. A companhia usará a base em sua plataforma A-Drive existente e será responsável por toda a engenharia do sistema de célula a combustível de hidrogênio. Assim como pelo design de integração e demonstração do projeto.
“A energia de tração do hidrogênio oferece uma alternativa segura, confiável e com zero de carbono para a rede ferroviária da Escócia”.
Dr. Ben Todd, CEO da Arcola Energy
Leia também: conheça o incrível motorhome para nômades digitais.
Desenvolvimento e meio ambiente
O projeto do primeiro trem movido a hidrogênio da Escócia surge como uma excelente oportunidade para os líderes da indústria em hidrogênio, engenharia ferroviária e segurança. Os novos projetos estão sendo capazes de unir colaboradores e fornecedores de tecnologia escoceses para desenvolver uma solução pronta para implantação.
Diretores das empresas envolvidas acreditam que a formação de um consórcio entre a Scottish Enterprise, a Transport Scotland e a Hydrogen Accelerator serão capazes de modernizar o setor no país. A ideia é que os trens de passageiros na Escócia sejam todos movidos a hidrogênio até 2035.
Saiba mais: trem de alta velocidade entre Madri e Barcelona com passagens a 5 euros.
COP26 e os grandes desafios lançados
O primeiro trem movido a hidrogênio da Escócia só foi possível por conta da COP26. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 acontecerá na cidade escocesa de Glasgow. O projeto se mostra como um exemplo do tipo de investimento que a Escócia precisa para aproveitar a oportunidade de construir um local seguro, flexível e econômico e rede de energia zero carbono.
Após as demonstrações na COP26 em novembro de 2021, o trem servirá como uma plataforma de desenvolvimento para fornecedores de tecnologia e acadêmicos. Dessa forma, a medida que a Scottish Enterprise e o Hydrogen Accelerator exploram oportunidades para a estratégia de baixo carbono habilitada para hidrogênio no país.
Aproveite para ver também o nosso vídeo de como funciona a viagem de trem em Portugal! Se gostar, se inscreva no canal e deixe seu like!