As obras da linha para o trem de alta velocidade entre Lisboa e Madri já estão em andamento. Saiba mais!
Parece um sonho distante, porém as obras da linha para o trem de alta velocidade entre Lisboa e Madri já estão em andamento. O trecho entre a capital espanhola e a capital de Portugal é muito importante, especialmente porque possibilitará a ligação dos dois países para boa parte da Europa em trens que viajam em alta velocidade.
Trem de alta velocidade entre Lisboa e Madri
O projeto para a melhoria da linha já saiu do papel e as obras devem ficar concluídas até o fim de 2023. Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e Habitação de Portugal, afirmou que o país europeu já está trabalhando na construção de uma linha nova entre as cidades de Évora (na região do Alentejo) e Elvas (cidade que fica na fronteira com a Espanha).
As obras na linha permitirão que o trem de alta velocidade entre Lisboa e Madri opere em velocidades superiores a 250 Km/h. Dessa maneira, a linha se torna de alta velocidade segundo a legislação da Europa. Do lado espanhol as obras também já estão em andamento para fazer a ligação entre das linhas de alta velocidade de Extremadura entre Badajoz e Plasencia. Vale ressaltar que a construção do trecho estava suspensa desde 2011 por falta de verbas.
Urgente: Portugal suspende todos os voos vindos e com destino ao Brasil.
Viagens mais rápidas e ligação com a Europa
Depois que as obras para o trem de alta velocidade entre Lisboa e Madri estiverem prontas, o trecho poderá ser vencido em menos de cinco horas. Atualmente a viagem (que está suspensa por conta da pandemia) leva em torno de 10 horas. Além disso, a ligação possibilitará a realização de viagens de trem bala de Lisboa até Londres, passando por Paris, Madri e Barcelona.
Leia mais: conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.
Ainda de acordo com o ministro das Infraestruturas e Habitação de Portugal, o governo português tem pressa em tirar do papel o projeto do trem de alta velocidade entre Lisboa e Porto. Atualmente a viagem leva mais de três horas. Porém quando as obras estiverem pronta (ainda sem data marcada), o trecho poderá ser percorrido em pouco mais de uma hora.
Uma grande ajuda para os cidadãos portugueses e turistas que visitam o país europeu. Desse modo, o trem de alta velocidade em Portugal deixará os dois importantes centros mais conectados.
Conheça também as rotas de trem noturno na Europa: conheça as mais fantásticas.