Depois de 10 anos de planejamento, tribunal alemão autorizou a construção do maior túnel submerso do mundo. Saiba mais!
Foram 10 anos de planejamento e muitas negociações até que um tribunal alemão autorizasse a construção do maior túnel submerso do mundo. A obra faraônica vai criar uma ligação submersa entre a Alemanha e a Dinamarca e deverá ficar pronta e ser inaugurado em 2029.
Maior túnel submerso do mundo
Depois de uma década de muitas negociações e planejamento, finalmente um tribunal alemão deu sinal verde para a construção do maior túnel submerso do mundo. A obra, que pretende criar uma ligação submersa entre a Alemanha e a Dinamarca, já está autorizada e os trabalhos iniciam em 2021.
O começo das obras está previsto para o Verão de 2021 e iniciará pelo lado da Dinamarca. Porém, no lado alemão as negociações demoraram um pouco mais e só foram finalizadas no começo do mês de Novembro. O atraso se deu porque juízes da cidade de Leipzig estavam ouvindo as diversas reclamações da Nabu Nature Conservation Association que queria impedir a obra.
Leia também quais as melhores cidades para morar na Alemanha.
Sobre o maior túnel submerso do mundo
O túnel terá 18 quilômetros de comprimento e fará a ligação da Alemanha com a Dinamarca. O projeto é considerado um dos maiores da Europa e espera-se que até 2029 esteja concluído. Dessa maneira, vai ligar as regiões de Puttgarden em Fehmarn (Alemanha) e Rødby em Lolland (Dinamarca).
A construção está orçada em € 10,6 bilhões de euros, porém a Dinamarca deve arcar com 7,1 bilhões de euros, ou seja, 70% do valor total da obra. O investimento dos alemães será de cerca de 3,5 bilhões de euros e o maior túnel submerso do mundo terá uma profundidade de cerca de 40 metros no Mar Báltico.
Viajar para o Canadá: necessidade de utilização do aplicativo ArriveCAN.
Projeto visa facilitar a mobilidade entre os dois países
A construção do maior túnel submerso do mundo tem como objetivo diminuir pela metade o tempo de deslocamento entre a Alemanha e a Dinamarca. Segundo Jens Ole Kaslund, diretor técnico da Femern, empresa dinamarquesa responsável pelo projeto, “hoje, se fizesse uma viagem de trem demoraria cerca de quatro horas e meia. Quando o túnel estiver concluído, a mesma viagem levará duas horas e meia”.
O maior túnel submerso do mundo será rodoviário e ferroviário e é considerado o mais longo do mundo. O túnel será dividido em 89 seções e cada uma terá 42 metros de largura e 9 metros de altura, pesando o mesmo que 13 mil elefantes. No projeto de construção, estima-se que 2.500 pessoas sejam contratadas para trabalhar.
Nova lei da Nacionalidade Portuguesa: veja o que mudou.
Meio ambiente na pauta
Alguns grupos de ambientalistas se manifestaram e até atuaram juridicamente em relação às preocupações quanto ao impacto ambiental da construção e a existência do túnel. Entretanto, para Michael Løvendal Kruse, da Sociedade Dinamarquesa para a Conservação da Natureza, o projeto também terá benefícios ambientais.
“Novas áreas naturais serão criadas nos lados dinamarquês e alemão. A natureza precisa de espaço e haverá mais espaço para a natureza. Mas a maior vantagem será o benefício para o clima. A passagem mais rápida tornará os trens numa alternativa desafiante para o tráfego aéreo, sendo os trens elétricos a melhor solução para o meio ambiente”.
Michael Løvendal Kruse — Sociedade Dinamarquesa para a Conservação da Natureza
Vídeo sobre o túnel
Veja como vai ser a construção do túnel entre a Alemanha e a Dinamarca: