Portugal foi o país que mais de 160 mil brasileiros escolheram para viver nos últimos anos. Desse modo, dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), órgão do governo português que controla os imigrantes e estrangeiros, mostram que o número de brasileiros vivendo em Portugal aumentou 43% de 2018 para 2019. Entretanto, com a pandemia do coronavírus, mais de 10 mil brasileiros já retornaram ao Brasil e o número pode ainda crescer.
Motivos para sair do Brasil e optar por Portugal
A insegurança e a crise econômica eram os principais problemas que os cidadãos brasileiros queriam deixar para trás quando optavam por Portugal para viver.
Portugal: porta de entrada da Europa
O país europeu, considerado por muitos como uma excelente porta de entrada da Europa, ocupava o topo da lista por diversos motivos. Contudo, principalmente por conta da segurança, da economia estável, do clima e do idioma.
Coronavírus – brasileiros retornaram de Portugal
Entretanto, se num primeiro momento morar em Portugal era considerado um sonho, com a crise do Coronavírus tudo mudou da noite para o dia. Dessa maneira, dados da Embaixada do Brasil em Lisboa apontam que mais de 10 mil cidadãos brasileiros já retornaram para o Brasil.
Leia também: distanciamento social, quando a tecnologia não é suficiente.
Imigrantes brasileiros passando dificuldade em Portugal
Centenas de cidadãos brasileiros que perderam seus empregos, estão sem renda e querem retornar ao Brasil. Dessa forma, eles já solicitaram ajuda para a Embaixada do Brasil em Lisboa. Sendo assim, milhares de brasileiros retornaram de Portugal.
Contudo, voos de repatriamento foram providenciados pelo governo brasileiro. Inclusive, houve o fretamento de aviões da companhia aérea portuguesa TAP para levar os brasileiros de volta ao Brasil.
Ainda assim, muitos cidadãos brasileiros estão passando por dificuldades financeiras em Portugal. Despedimentos e a alta desvalorização do Real frente ao Euro estão dificultando ainda mais a permanência dos brasileiros no país europeu.
Sonhos desfeitos – brasileiros retornaram de Portugal
O sonho de viver em um país seguro e com uma economia estável foi por água abaixo. O Coronavírus fez com que o governo de Portugal declarasse Estado de Emergência em 18 de março de 2020 e, desde então, milhares de pessoas perderam seus empregos e fontes de renda e os brasileiros retornaram de Portugal.
Dessa maneira, é necessário ter em consideração que muitos cidadãos brasileiros trabalhavam em empregos que foram os primeiros a serem afetados com a crise do Covid-19, especialmente transporte de pessoas (Uber e etc.), entrega de alimentos (Glovo, Uber Eats e etc.), restaurantes e hotéis.
Morar fora: quando os novos ares não ajudam?
Euro nas nuvens
Com um euro valendo quase sete reais, a vida dos imigrantes brasileiros em Portugal se tornou inviável. Além disso, o desemprego em Portugal exigiu a ajuda dos familiares ou até a utilização de proventos e poupanças do Brasil, porém com o euro tão caro, voltar está sendo a única opção para muitos brasileiros.
Brasileiros em situação de rua
Alguns brasileiros que foram demitidos durante a crise do Coronavírus não conseguiram pagar seus aluguéis e foram despejados. Sendo assim, a precariedade e a difícil situação de famílias brasileiras em Portugal fez aumentar a quantidade de pedidos de ajuda para instituições de caridade do país e do governo brasileiro.
Sem contrato de trabalho – brasileiros retornaram de Portugal
De acordo com o Observatório de Migração, os brasileiros recebiam em média € 807 por mês antes da pandemia do Coronavírus. Todavia, isso representa em média 14% menos do que os cidadãos portugueses nas mesmas condições.
Porém, muitos cidadãos brasileiros que trabalhavam em Portugal não tinham contrato de trabalho. Sendo assim, não conseguem recorrer às ajudas prometidas aos trabalhadores registrados pelo governo português.
Morar fora: talvez a vida não esteja saindo como o planejado.
Situação deve demorar para se reverter
Com a economia praticamente paralisada, Portugal deve registrar uma queda no PIB (Produto Interno Bruto) de 8% em 2020 de acordo com a seguradora Euler Hermes.
Em 2021 a economia de Portugal voltará a crescer
Ainda de acordo com a seguradora Euler Hermes, a economia portuguesa deve ter uma recuperação em “U” e em 2021 o PIB de Portugal crescerá, segundo projeções, 9%.
Importância do planejamento
Morar fora exige planejamento e, ainda que o Coronavírus tenha sido o cisne negro na economia mundial (eventos inesperado e impossível de planejar. Sendo assim, os imigrantes que saem dos seus países de origem sem uma reserva financeira encontram muitas dificuldades.
Por isso, antes de morar fora e ir viver no exterior, economize e tenha uma boa poupança para poder resistir às dificuldades. Infelizmente novas pandemias podem voltar a acontecer.
*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:
Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo. Desse modo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.
Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.
Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Dessa maneira, acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.
Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.
Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.
Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.